A partir de junho alguns criadores dos EUA começam a testar a plataforma de anúncios do IGTV do Instagram ganhando dinheiro por meio de comissões. Preparado para Monetizar? Eu aposto que não, mas vou te ajudar.
Ao todo, foram selecionados 200 produtores de conteúdo, bem como algumas marcas, entre elas Puma e Sephora. O Brasil sempre recebe rápido as novidades em relação aos outros países. Relaxe, é bem capaz que você não seja selecionado em um primeiro momento. E está tudo bem, vou mostrar a você como se preparar para quando chegar a sua hora.
Se você ainda não está no YouTube, então volte seus olhos ao IGTV. A maioria dos youtubers que fazem sucesso possuem anos e anos de carreira e alavancaram seus canais quando a concorrência era muito menor. Por isso, aproveite agora.
1 – O que é o IGTV do Instagram
Antes de mais nada você precisa conhecer melhor o aplicativo. Ela nasceu em junho de 2018 para transformar a maneira como vemos vídeos. Como nosso hábito em redes sociais e aplicativos é usar o celular na vertical e os stories tiveram uma boa aceitação, pareceu ser uma ideia a criação de conteúdos exclusivos para este formato.
Não demorou muito para o Instagram perceber as limitações e aceitar vídeos também na horizontal, mais amigável ao feed da rede social. Apesar de ser um aplicativo “extra”, todos usuários do Instagram conseguem acessar os vídeos sem precisar instalar o IGTV.
Claramente o objetivo era uma disputa com o YouTube ou, ao menos, diminuir audiência da rede de vídeos do Google. Mas, com inúmeras mudanças feitas, a rede não teve bom desempenho nos seus dois primeiros anos. Por isso, a monetização agora vai alavancar a plataforma, com novos influenciadores e audiências exclusivas.
2 – Como eu crio meu canal
É bem simples. Você pode fazer pelo IGTV ou pelo próprio Instagram. Para isso, basta subir um vídeo com mais de 60 segundos.
No IGTV, basta acessar o aplicativo e escolher a opção “criar canal”. Simples, não?
3 – Videos de até 1 hora
A duração dos vídeos é menor que a do YouTube. Para vídeos de 1 hora, apenas contas verificadas estão autorizadas. Para outras contas há restrições de vídeos de até 10 minutos.
Lembre-se de deixar sua conta pública para que todos consigam visualizar e compartilhar seus vídeos.
4 – Onde aparecem os anúncios no IGTV?
Recentemente o Instagram fez algumas alterações na sua plataforma. Colocou os ícones do IGTV e da loja do Instagram no próprio perfil (foto acima).
Assim, ao invés de trabalhar com uma plataforma independente, o Instagram irá usar sua base. Aqui no Brasil já são quase 80 milhões de pessoas cadastradas.
Para facilitar, a entrada de anúncios será diretamente no próprio Instagram. Agora, os vídeos do IGTV são interrompidos com apenas 15 segundos (antes era 1 minuto) e exibem o aviso para você continuar vendo. É ai que entra o anúncio.
Particularmente eu não gostei muito deste formato, por isso é fundamental que você faça os melhores 15 segundos que puder para que as pessoas vejam o anúncio antes de continuar. O preço é alto para os usuários, pense nisso.
Uma mudança, para os desavisados, é que a interação para o anunciante será com clique e não “deslizar para cima” como nos stories.
5 – Quanto eu ganho no IGTV?
A comissão será muito boa. Serão 55% de comissão do total arrecadado, porém os objetivos ainda não estão muito claros. A fatia é boa, mas não temos métricas para trabalhar com estimativas ou uma média de alguns players. Teremos que aguardar esta movimentação.
6 – O que eu tenho que fazer para ganhar dinheiro?
Primeiramente: esperar, como disse acima. Também será necessário ter, provavelmente, um perfil de criador de conteúdo ou de empresa.
Mas você já pode ir se adaptando para começar a monetizar logo que seu perfil for qualificado. Para isso, fique de olho das diretrizes do IGTV. Os conteúdos não poderão conter palavrões e nem produtos ilícitos ou comportamentos agressivos. Por enquanto, somente humanos verificarão os vídeos, deixando a inteligência artificial para uma segunda etapa.
7 – Analytics e Métricas
O IGTV também conta com seu próprio analytics, semelhante ao acesso do Instagram no menu “informações”. É possível ver visualizações, curtidas e comentários e também um gráfico de retenção de público mostrando quantos usuários assistiram todo o vídeo e quantos saíram e em qual momento saíram.
8 – Poste regularmente e conteúdos de qualidade
Assim como em outras redes e plataformas, você deve postar conteúdos de qualidade e regularmente. Será difícil postar todo dia, mas tente publicar o máximo possível durante a semana. Quanto mais ativo, mais atenção o Instagram irá lhe dar.
9 – Diferença do IGTV para o YouTube
O YouTube é muito popular para busca, uma deficiência do Facebook e Instagram. Logo, as pessoas vão lá para sanar suas dificuldades ou no próprio Google (que direciona para lá). Conteúdos que apostam em “como fazer” devem ser deixados de lado.
Aposte em conteúdos autorais, análises, entrevistas, tudo como se fosse um verdadeiro canal de televisão.