Instagram se prepara para mediar negociações entre empresas e influencers

Depois de bilhões de dólares que marcas investiram em influenciadores do Instagram, a rede do Facebook resolveu dar um jeito de, finalmente, pegar sua comissão.

Em uma live descontraída de Mark Zuckerberg com o chefe do Instagram, Adam Mosseri, a novidade foi anunciada. Será lançado um conjunto de ferramentas para ajudar os influenciadores a ganhar dinheiro: Loja de criadores (similar a loja do Instagram), Comércio de Afiliados e Mercado de Conteúdo de Marca.

Ainda em 2019, escrevi uma coluna para o Jornal A Tribuna dizendo que este era um caminho natural e óbvio. Hoje, com o alcance dividido entre lives, feed, stories, IGTV e Reels, vários influenciadores perderam visualizações e são mais dependentes. Sem contar que o mercado começou a ter melhores experiências com vários nanos e micro influenciadores ao invés de jogar suas fichas em uma só galinha dos ovos de ouro.

Este “Mercado de Conteúdo de Marca” seria um mediador para conectar as marcas diretamente com influenciadores. Provavelmente até o algoritmo poderia sugerir personalidades para as empresas, o que seria fantástico e abre um leque de possibilidades. Imagina você chegar em uma plataforma, colocar a localização e receber uma série de perfis de nicho para lhe representar.

As novas ferramentas ainda estão em andamento e não há prazo para serem lançadas, mas será um marco para todo o mercado. O ponto negativo, claro, seria dar ao Instagram mais controle sobre seu ecossistema de criadores, e incentivaria influenciadores a passar mais tempo no Instagram do que outras plataformas.

1 comment

  1. Mauricio

    Acabei de ler seu artigo e achei o blog muito interessante, tem muita informação que eu estava procurando, parabéns. site oficial Abraços 😉 !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *