Escolas fechando, jogos de futebol cancelados, caos na internet e muita gente evitando sair de casa. Mas, o que fazer durante este período?
O Coronavírus tem duração estimada e preocupante até julho. Ainda não se sabe como ele vai funcionar no calor, porém a principal preocupação não é um apocalipse zumbi e sim os leitos de UTI equipados com respirador.
Caso a doença se alastre, vamos imaginar que 10% da sua cidade contraia o vírus e, destes, 10% precisem de respirador. Número pequeno comparado aos moradores da cidade, porém superior ao número de leitos com UTI.
O que eu faço durante o Corona Vírus?
1 — Medidas Internas
Primeiro lugar deve-se tomar medidas internas. Disponibilize álcool em gel para os seus clientes, coloque avisos na casa e monitore a saúde dos funcionários.
Em segundo lugar, atente-se às orientações da Prefeitura e secretaria de saúde da sua cidade. Só eles podem solicitar ou recomendar o fechamento do seu estabelecimento.
2 — Post nas redes sociais
Não é recomendado, pois pode atrair críticas ou ser mal interpretado. Sugiro que um comunicado seja feito apenas nos stories, uma vez que as interações ficarão no seu direct. Se você tem um bar ou restaurante como eu, poderá receber uma enxurrada de comentários solicitando que feche a casa.
Divulgue as suas medidas preventivas adotadas internamente e recomende que qualquer pessoa com sintomas de gripe ou resfriado fique de repouso em casa. Se por um lado temos boletos e gastos, de outro temos que ter empatia nesse momento e se colocar no lugar do próximo.
3 — Lidando com as críticas
O silêncio também é uma gestão de crise. Inúmeras empresas com profissionais de alta qualidade já adotaram esta estratégia.
Infelizmente, hoje nas redes sociais as pessoas transmitem ser “especialistas em tudo” e, em muitos casos, argumentar com uma pessoa que está julgando seu estabelecimento, pode ter desdobramentos piores.
Você pode controlar se os visitantes podem publicar na sua página do Facebook ou desativar mensagens na página e bloquear palavras. Links do próprio Facebook:
- Ativar ou desativar as mensagens na Página
- Bloquear palavras como ofensivas na sua Página do Facebook
- Saiba mais sobre como controlar quem pode ver sua Página
- Veja como editar suas configurações de publicação da Página
Em casos mais graves você pode ocultar o comentário (só a pessoa e os amigos irão ver) ou pode dizer que mandou as orientações da casa por direct, deixando o ambiente do diálogo no privado.
A sociedade sempre irá julgar cliente como vítima e empresa como culpada até que se aponte o contrário. Por isso, evite se indispor com seus fãs.
4 — Atendendo o cliente em casa
Para equilibrar o seu faturamento, tente encontrar maneiras de atender o seu cliente em casa. “Ah, mas eu não tenho e-commerce”. Não tem problema, você pode vender por Instagram o seu produto e contratar um motoboy para entregá-lo.
Caso seu gerente tenha carro, pode combinar de transformá-lo em um consultor de atendimento, como por exemplo em lojas de roupas. Neste caso, ele levaria outras peças e tentaria vender mais de um produto neste atendimento em casa.
Se você já trabalha com entregas e delivery, recomendo aumentar a verba de anúncios neste período e incentivar que seu cliente fique em casa. Trata-se de uma excelente oportunidade de aumentar o seu faturamento.
5 — Não faça memes
Brasileiro adora uma piada, mas não é hora de brincar com memes. Por mais que várias pessoas o façam, sua empresa não vai vender mais por conta disso.
Evite o mesmo nas suas redes pessoais. O seu sobrenome sempre será o nome da sua empresa e isso virá a tona. “Você viu o que o Joãozinho do Habib’s postou?” Até mesmo no Whatsapp? Sim, você não se sabe se as pessoas que estão no mesmo grupo irão divulgar a conversa publicamente.
6 — Não exagere ou tente lucrar com a tragédia
Quando o avião da Chapecoense caiu, o site Catraca Livre fez vários posts sobre medo de viajar e curiosidades sobre viagens de avião. A empresa perdeu milhares de seguidores que criticaram a abordagem do site.
Hoje as pessoas sabem quando você é solícito ou interesseiro. Tome cuidado.
No mais, as empresas devem ter prudência neste período. A responsabilidade geral é da prefeitura da sua cidade, siga suas as orientações.