O momento hoje é inédito e não sabemos até quando a pandemia irá ocorrer. Se por um lado os empreendedores estão atentos no noticiário e de olho em medidas de gestão, de outro as redes sociais pararam de ser atualizadas.
Grandes empresas aproveitaram o aprendizado de outras crises para estabelecer sua marca em todo o mundo. Hoje, no digital, a mudança de comportamento do consumidor pede pelo seu posicionamento digital.
O que acontece quando você para de postar?
O Instagram e o Facebook possuem um algoritmo, gerido por uma inteligência artificial. E ele é alterado todos os dias, levando em consideração os interesses e interações de cada pessoa.
Ou seja, se você começa a interagir com a publicação do “João”, o “João” começa a aparecer mais nos stories e/ou na sua linha do tempo. Mas, se o “João” para de postar, você começa a interagir mais com o Pedro, com o Ricardo, com o Thiago… E ai o João vai para o final da fila.
Vale lembrar que na rede social, pessoas e empresas se misturam, com o primeiro grupo tendo ampla vantagem. Se sua empresa já possui uma desvantagem natural, só pelo fato de ser uma empresa é praticamente irreversível uma nova escalada para recuperação de alcance orgânico.
Não podemos esquecer que todo mundo terá queda de alcance, pois as pessoas estão postando mais durante a crise, sem contar que, no Facebook, a sede de notícias acaba modificando a linha do tempo em um boletim sobre o Coronavirus.
Quando tudo isso passar, quem parou de postar será muito mais dependente de anúncio e, provavelmente, estará sem caixa para investimentos. O mais sensato no momento é: reduza, mas não pare!