Instagram Reels: O plano para acabar com o TikTok

Você já utilizou o Instagram Reels?  Esta é a aposta do Instagram para repetir o sucesso dos Stories. O plano, agora, é derrubar o TikTok.

Lançada em 2016, a funcionalidade dos Stories era uma cópia descarada do Snapchat, rede social que se recusou a vender a empresa para Mark Zuckerberg. Hoje ela está presente não só nas redes sociais do Facebook, como também no Twitter e Linkedin.

Se você quer aprender a mexer no Reels, clique aqui e veja o passo a passo

Instagram Reels x TikTok

O Instagram Reels começou a ser disponibilizado no final de junho para alguns usuários. É uma substituição no modo “Cenas” e, agora, vira protagonista.

Assim como o IGTV e o Stories, o Instagram Reels é quase um aplicativo a parte. Os vídeos possuem duração máxima de 15 segundos, porém podem ser feitos em várias captações pausando a gravação. Eles podem ser publicados nos Stories, Feed e aparecem também na aba Explorar.

Se você acha que o Instagram não é ameaçado pelo TikTok, senta e se prepara. Em 2019, a pesquisa anual da We Are Social/Hootsuite mostrou uma briga bem acirrada.

Fechamos o ano com: 1 bilhão de usuários ativos e mensais no Instagram x 800 milhões de usuários ativos e mensais no TikTok.

Agora com a pandemia, o TikTok cresceu ainda mais: é o aplicativo mais baixado do mundo no primeiro quarto do ano, de acordo com o relatório Q1 Global App Market Index da Bloomberg.

Em outro relatório, da Sensor Tower, o TikTok contou com 315 milhões de downloads apenas no primeiro trimestre de 2020 e se tornou o aplicativo com mais downloads realizados em qualquer trimestre já recordado. Em outras palavras, está com a mão na taça para ganhar o título de aplicativo mais baixado deste ano.

TikTok no Brasil

O Brasil é o terceiro país do mundo em número de downloads do TikTok em 2020. Vale lembrar que a Índia acaba de banir o aplicativo, com outros 57 aplicativos chineses e os EUA estão avaliando esta possibilidade. O motivo? Segurança dos dados.

Segundo Rodrigo Barbosa, community manager do TikTok no Brasil, o momento é de celebração: “Estamos muito felizes com a resposta positiva ao TikTok no Brasil. Brasileiros de todas as esferas estão mostrando suas habilidades criativas e sua vida cotidiana de maneira única e particular, inspirando os outros através de suas experiências positivas e alegres. Brasileiros adoram conteúdo de humor e por isso são nossos preferidos − são os mais criativos e divertidos. Por isso o match do TikTok com o brasileiro foi tão bombástico. Temos o povo mais criativo, dentro de uma plataforma desenhada para o consumo e a criação de conteúdo criativo, e que pode ser feito de maneira rápida e divertida. E ainda por cima todo material pode ser personalizado aos seus gostos pessoais”.

O que faz o Instagram Reels?

Para quem ainda não migrou para o TikTok ou usou muito pouco, será bem atendido. A plataforma permite unir vídeos curtos com a grande base de seguidores que você já tem no Instagram.

Especialistas da área, como Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers, já colocam o Instagram Reels como realidade:   “Atualmente, o Instagram é a plataforma de mídia social onde estão ocorrendo os mais altos níveis de engajamento, enquanto o TikTok está ganhando enorme força com seus novos vídeos curtos e facilmente compartilháveis. Com o lançamento do Instagram Reels, o Facebook procura se casar com os dois, alavancando seu enorme e altamente engajado público e dando a eles o tipo de formato do momento”

Onde acessa o Instagram Reels?

Se o Instagram Reels já estiver disponível para você, ele irá aparecer nos seus stories como na imagem acima. Depois, basta iniciar a gravação, como se fosse um storie normal, porém você pausar o video e continuar, criando situações divertidas.

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